Ingresso no Doutorado

Através de processo seletivo, que poderá ocorrer duas vezes ao ano, a critério da Coordenação do Programa.

O candidato deverá entrar em contato com um dos docentes-orientadores do Programa, preparando, sob a supervisão do mesmo, um projeto de Tese de Doutorado.

O processo seletivo será constituído da análise do Curriculum Vitae, apresentação escrita e oral do pré-projeto de tese de Doutorado, argüição por uma Comissão de Seleção e prova escrita de proficiência em Inglês. A argüição terá como objetivo avaliar o conhecimento do aluno na área de atuação de seu projeto, a metodologia a ser aplicada e a clara compreensão dos objetivos a serem alcançados. Serão, também, avaliados o interesse do candidato e suas expectativas em relação ao Curso.

Na defesa do projeto de Tese o candidato deverá obter nota mínima 7,0 (sete) e ser considerado apto na prova de proficiência em Inglês . Todas as etapas do processo seletivo tem caráter eliminatório. A classificação dos candidatos obedecerá à média final das notas obtidas na defesa do projeto e na análise do curriculum. A Coordenação do Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecido.

Os processos seletivos para o Doutorado usualmente ocorrem no segundo e quarto trimestres do ano e as datas dos concursos de seleção são divulgados neste sítio e através de cartazes e folders. 

Formulário para o Projeto de Doutorado

O projeto de Tese (impresso e em arquivo eletrônico), preparado sob a supervisão do docente-orientador, deverá ser formatado conforme o “Formulário Modelo de Projeto” disponível para download. 

Formulário Modelo de Projeto de Tese

 

 SELEÇÃO DOUTORADO 2024/2

  

DOUTORADO MICROBIOLOGIA 2024/2 

RESULTADO PARCIAL

 

Inscrição CEPUERJ

Memorial / Projeto

Proficiência Inglês

0

8,0

APTO

1

7,0

Ñ APTO

3

9,0

APTO

6

8,0

APTO

7

8,5

Ñ APTO

 

 

 

Será considerado aprovado na defesa de memorial/projeto candidato que obtiver nota ≥ 7,0 (sete);

Será considerado aprovado na prova de proficiência em língua inglesa candidato que obtiver a menção APTO