Proposta do Programa

Siga o nosso Instagram

O Curso de Mestrado em Microbiologia da UERJ (área de concentração em Bacteriologia Clínica) teve inicio em 1994. Em 2006 teve inicio o Doutorado e foi incorporada a área de concentração em Parasitologia.

O PPG-MICRO visa à formação de pessoal qualificado para as atividades de pesquisa e o exercício do magistério superior, bem como à capacitação técnica de pessoal de nível superior em diversos campos da área biomédica, atuando em microbiologia médica humana, contemplando a formação em bacteriologia, parasitologia e imunologia de processos infecciosos, parasitários e não infecciosos.

Reunidas na área de concentração em Microbiologia Médica, as três linhas de pesquisa do PPG-MICRO abrangem temáticas atuais e de relevância no campo das pesquisas básica e aplicada, como:

Microbiologia Celular: Investigar mecanismos celulares e moleculares de patógenos em processos infecciosos; Caracterizar interações parasito-hospedeiro e suas implicações na patogenicidade; Avaliar o papel de biofilmes e vias celulares na virulência bacteriana; Explorar potenciais compostos naturais e sintéticos com ação antiparasitária e imunomoduladora.

- Microbiologia Aplicada: Analisar fatores de virulência e resistência a antimicrobianos em microrganismos clínicos; Estudar a epidemiologia e os impactos de infecções hospitalares e comunitárias; Caracterizar a morfologia e a biologia de helmintos parasitos; Desenvolver estratégias educacionais e preventivas em saúde pública.

- Imunologia de Processos Infecciosos e Outros Processos: Identificar marcadores imunológicos em doenças infecciosas, autoimunes e alérgicas; Avaliar respostas imunológicas a vacinas e agentes infecciosos; Investigar os efeitos do estresse e neuromediadores na regulação imunológica; Desenvolver novas abordagens diagnósticas baseadas na resposta imune.

O PPG-MICRO organiza sua estrutura curricular de forma a equilibrar formação teórica e prática. No Mestrado, dos 26 créditos exigidos, 18 são obtidos em disciplinas obrigatórias nos primeiros quatro meses, complementados por créditos em disciplinas eletivas (4), estágio docente (1) e a defesa da Dissertação (3). Assim, os estudantes têm cerca de 20 meses dedicados ao trabalho experimental, redação e defesa. 

No Doutorado, são exigidos 36 créditos, sendo possível aproveitar até 20 créditos do Mestrado. Entre os créditos obrigatórios estão o estágio docente e 10 créditos pela defesa da tese.

O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia (PPG-MICRO) tem uma vocação multidisciplinar, focando para uma formação de profissionais cidadãos, com o objetivo de contribuir para atender necessidades não atendidas da sociedade em relação às doenças infecciosas. Com forte inserção na graduação e ações na educação básica, o programa tem contribuído para a qualificação de professores da área da saúde, além de promover a qualificação de docentes que atuam na educação básica, principalmente em temas relacionados à saúde pública. Temos como meta compartilhar resultados com a sociedade no que diz respeito ao planejamento, execução e interpretação dos procedimentos laboratoriais para o diagnóstico microbiológico e/ou imunológico das infecções, estudo da virulência e das interações parasito-hospedeiro, estudo de marcadores epidemiológicos e de resistência a antimicrobianos de microrganismos de interesse médico, investigações de patógenos relacionados à infecção hospitalar, genética microbiana, avaliação do estado de imunidade de diferentes populações, estudo de imunogenicidade de vacinas e de mediadores inflamatórios, entre outros.

O público alvo do porgrama inclui profissionais de diferentes áreas das Ciências da Saúde e Biológicas, como biólogos, biomédicos, médicos, odontólogos, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas e veterinários.

Destacamos que o PPG-MICRO desenvolve suas atividades em total alinhamento com as diretrizes estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional vigente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, mais especificamente, com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade de Ciências Médicas para área de Pós-Graduação (FCM/UERJ).

Projetos de ampliação 

Desde 2020, a Coordenação do PPG-MICRO tem participado ativamente da elaboração do projeto para a criação do Núcleo de Estudos Avançados em Doenças Infecciosas (Neadi). A criação do Neadi representará um passo estratégico para consolidar o protagonismo do PPG-MICRO na pesquisa em doenças infecciosas, fortalecendo sua inserção na comunidade científica nacional e internacional. Atualmente, garantimos o apoio institucional para a ocupação de uma área de 1.678 m² em um imóvel pertencente à UERJ, anteriormente parte do Hospital Miguel Pedro.

Concluída reforma da sala de aulas do PPG-MICRO, realizamos a modernização do sistema de refrigeração, instalação de novo sistema audiovisual, lousa de vidro, adequação do piso, novas carteiras, internet de alta velocidade cabeada e sem fio.

Adequação de espaços para instalação de uma sala híbrida de aulas práticas e teóricas, com 71,5 m², proporcionando maior qualidade e conforto aos estudantes, permitindo a integração de conteúdos teóricos com observação prática, por meio do uso de equipamentos modernos de microscopia, multimídia e audiovisual.

Adequação de espaços instalação do equipamento Zeiss Axio Zoom V16 vínculado ao Laboratório Multiusuário de Parasitologia (LMP) que atende todos os grupos de pesquisa do PPG-MICRO, além de integrar outros laboratórios do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DMIP), demais parcerias na UERJ e externas.